Concurso

INSCRIÇÕES


REGULAMENTO BRAGAFADO 2017

A ACOFA – Associação Cultural Organizadora de Festivais Amadores, que se designa ACOFA/BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO, contribuinte n.º 501710957, com sede na Praceta Padre Diamantino Martins, n.º 7 – 4700-438 BRAGA, é a entidade produtora do concurso/evento – BRAGAFADO® que obedece às seguintes condições:

1. OBJETIVOS CONCURSO/EVENTO
a) O concurso/evento BRAGAFADO® é uma produção da ACOFA/BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO, apoiada pelo Ministério da Cultura, Município de Braga, Museu do Fado, Fundação INATEL e pelo parceiro média, a Rádio SIM, visando contribuir para a divulgação do Fado Tradicional, a valorização de novos poemas e o reconhecimento de novos valores do Fado.
b) O final do concurso acorre durante a GALA DE FADO – BRAGAFADO que terá lugar no dia 04 de Novembro de 2017, pelas 21:30 horas, na sala principal do Teatro Circo, em Braga.
c) O presente regulamento disciplina a forma de inscrição, seleção e participação no referido concurso, bem como, a forma de atribuição e entrega do prémio.

2. REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO a) Podem inscrever-se para participar no concurso/evento BRAGAFADO, todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos que não sejam possuidores de título profissional de fadista reconhecido ou exercer profissionalmente a atividade artística na área do Fado, facto validado por declaração do próprio sob compromisso de honra. b) São consideradas válidas as inscrições recebidas no formulário digital disponibilizado no site ACOFA/BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO – www.acofa.pt c) Neste concurso/evento é vedada a inscrição aos vencedores das edições do BRAGAFADO®.

3. PRAZO DO CONCURSO a) O concurso decorre entre o dia 20 de Junho de 2017 e o dia 31 de Julho de 2017, salvo indicação em contrário, previamente comunicada pela entidade produtora.

4. FORMA DE PARTICIPAR a) Os candidatos inscrevem-se, preenchendo um formulário de candidatura que se encontra no site da ACOFA/BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO.
a) Esse formulário é automaticamente registado na base de dados.
b) O formulário destina-se a registar todos os candidatos para posterior avaliação das qualidades vocais e do poema.
c) Cada candidato terá de se apresentar obrigatoriamente com um fado de cada uma das seguintes alíneas:
i. Fado Menor, Fado Cravo, Fado Tango, Fado Licas ou Marcha do Alfredo Marceneiro, Fado Corrido (ou variantes Fado das Horas e Fado João) ou Fado Mouraria.
ii. Um fado à escolha do candidato, elegido entre o repertório fadista existente.
d) A gravação deverá ser enviada em Mp3 ou Cd.

5. APURAMENTO DOS CANDIDATOS E VENCEDORES
a) Todos os inscritos através do formulário disponibilizado no site da ACOFA/BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO, têm obrigatoriamente que enviar um ficheiro áudio (MP3 ou CD), para que possam ser avaliados por um júri selecionado pela entidade produtora. Esse júri procederá à seleção de 20 participantes que se apresentarão em sessões de audição. Todas as despesas relacionadas com a deslocação até ao local das audições e da GALA DE FADO são da exclusiva responsabilidade dos inscritos.
b) Nos fados previstos no ponto 4. alínea c) i., serão valorizados textos originais desde que formal e tematicamente adequados.
c) As sessões de audição que podem ser públicas, serão realizadas em datas e horas a designar comunicadas pela organização via telecópia e/ou via SMS.
d) Cada candidato deverá estar preparado para se apresentar com os dois fados propostos.
e) Os participantes que não compareçam às audições para as quais tenham sido convocados serão liminarmente eliminados.
f) O júri avaliará as capacidades vocais, o estilo e a presença em palco de cada candidato e será constituído por um representante da entidade produtora, um músico e um fadista.
g) No final das audições, serão apurados pelo júri, entre os 20 participantes, os 6 a 8 melhores interpretes. A decisão do júri é soberana e não pode ser colocada em causa.
h) A entidade produtora, comunicará a todos os participantes o resultado do júri de seleção, bem como aos selecionados para a final, a ordem de apresentação na GALA DE FADO – BRAGAFADO.

6. GALA DE FADO – BRAGAFADO
a) Os 6 a 8 finalistas apurados, vão marcar presença na GALA DE FADO – BRAGAFADO a realizar no dia 04 de Novembro de 2017.
b) Aos finalistas apurados será proporcionado, pela ordem de apresentação, um ensaio geral que decorrerá no dia da GALA DE FADO – BRAGAFADO.
c) Este ensaio servirá igualmente de soundcheck para o evento.
d) Os candidatos selecionados que não estejam presentes para ensaio, na ordem de apresentação, serão liminarmente inibidos de participar na GALA DE FADO – BRAGAFADO
e) O júri da GALA DE FADO – BRAGAFADO, será constituído por:
● Uma personalidade conhecedora do estilo musical a avaliar.
● Um representante da entidade produtora.
● Um fadista, músico, poeta, compositor ou programador reconhecido como conhecedor do estilo musical a avaliar.
● Um representante dos media.
Das decisões dos júris não assiste recurso.

7. PRÉMIO
a) O vencedor do concurso/evento BRAGAFADO, conquista um prémio de 600,00€.
b) O vencedor do concurso receberá também o troféu ACOFA/BRAGAFADO.
c) O vencedor do concurso será convidado pela organização para outros eventos de Fado, em particular, o realizado no Museu do Fado.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
a) A divulgação do passatempo pode ser feita na televisão, rádio, internet, outdoor e anúncios de imprensa.
b) Todos os inscritos autorizam expressamente e não podem renunciar a uma eventual utilização gratuita, global ou parcial dos seus nomes, imagens animadas ou não e/ou voz, para efeitos de promoção no âmbito deste concurso/evento.
c) Os candidatos não podem utilizar o áudio, imagens ou filme dos programas para qualquer fim, sem autorização por escrito da ACOFA/BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO.
d) O simples facto de participar implica a plena aceitação do presente regulamento.
e) Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela produtora do concurso/evento BRAGAFADO.