Troféu

 

O troféu do BRAGAFADO, é uma criação da empresa bracarense APC, Instrumentos Musicais, patrocinadora oficial do BRAGAFADO

O troféu revela toda a essência que distingue o fado das outras músicas, ao representar um braço da guitarra portuguesa, instrumento musical de excelência.

A Guitarra Portuguesa tem um timbre de tal modo inconfundível que, onde quer que esteja, qualquer português a reconhece aos primeiros acordes.

É um instrumento musical carregado de simbolismo e, à mercê da sua longa aliança com o Fado, é conotado com o “modo de ser” português, onde destino e saudade, são palavras que naturalmente se associam ao trinado. A guitarra portuguesa é um cordofone, cuja caixa harmónica é periforme, constituído por seis pares de cordas com diversas afinações, mas a que realmente se enraizou foi a afinação de Fado, Si Lá Mi Si Lá Ré, a começar pelas cordas mais agudas.

A técnica de tocar este tipo de cordofone baseiase num dedilhar especial da mão direita, usando as unhas do dedo indicador e o polegar. Utiliza uma voluta em forma de caracol.

A guitarra portuguesa representa, tanto ao nível da afinação como ao nível da construção do seu interior e exterior, um dos desenvolvimentos directos do cistre europeu renascentista.

Este instrumento esteve fortemente presente na música de corte de toda a Europa, mas especialmente na Itália, França e Inglaterra desde meados do século XVI até finais do século XVIII.

A grande companheira do fado é a guitarra portuguesa.

Juntos, fado e guitarra, contam a essência de uma história ligada ao mar. 

Site APC: http://www.apc-instruments.com